Imagem de Fundo

Varizes atingem até 40% dos adultos, mas acesso a tratamento é desafio

Pesquisa analisou 1,2 milhão de procedimentos realizados entre 2015 e 2023 no Brasil e mostra desafios regionais para tratar a condição

27/07/2026 07h30 Atualizado há 8 dias

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein

As varizes costumam ser lembradas apenas como um incômodo estético, mas estão entre as manifestações mais comuns da doença venosa crônica, condição que pode evoluir com dor, inchaço, alterações na pele, sangramentos e até úlceras de difícil cicatrização quando não tratada. Estima-se que entre 30% e 40% da população adulta brasileira apresenta algum grau de insuficiência venosa crônica, e o acesso ao tratamento é divergente no país.

Recém-publicado na revista Annals of Vascular Surgery, um estudo liderado por pesquisadores do Einstein Hospital Israelita analisou mais de 1,2 milhão de cirurgias de varizes realizadas no país entre 2015 e 2023, a partir de dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e do DATASUS, que fornece informações do Sistema Único de Saúde (SUS).

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA USUÁRIOS CADASTRADOS

Para ter acesso a todo o conteúdo do site, faça seu cadastro.

Notícias relacionadas