
Uso de minoxidil e hipertricose em bebês: o que se sabe sobre essa relação
Em 2024, autoridades espanholas identificaram 11 casos de crescimento excessivo de pelos em lactentes; alerta reforça cuidados com o uso tópico do produto por adultos
Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein
Autoridades de saúde da Espanha emitiram um alerta, no final de 2024, após a identificação de 11 casos de hipertricose, o crescimento excessivo de pelos, em bebês cujos pais utilizavam minoxidil tópico, um medicamento amplamente utilizado para o tratamento de queda de cabelo. Segundo boletim publicado pelo Centro de Farmacovigilância de Navarra, a hipertricose foi observada em crianças expostas ao produto de forma indireta, possivelmente por contato com o pai após a aplicação.
O minoxidil é um medicamento anti-hipertensivo e vasodilatador que, quando aplicado na pele, pode estimular o crescimento de novos fios de cabelo. Ele é mais conhecido por ser usado no tratamento de calvície (tanto em homens como em mulheres), além de outras doenças dermatológicas, e é encontrado principalmente em soluções tópicas, em concentrações de 2% ou 5%.