Imagem de Fundo

Um terço dos idosos brasileiros relatam sintomas depressivos e 16% sentem solidão

Estudo da Unicamp teve como base as respostas de quase 7.957 pessoas com 50 anos ou mais da primeira edição do Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros.

22/08/2023 08h00 Atualizado há 273 dias

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein

Mais de um terço dos adultos (34%) mais velhos e idosos brasileiros apresentam sintomas depressivos, e 16% afirmam sentir solidão. Além disso, a presença desses sentimentos é quatro vezes mais comum entre os idosos que relatam sempre se sentirem solitários, e o risco de desenvolver depressão dobra pelo simples fato de a pessoa morar sozinha. A constatação é de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que também concluiu que a solidão foi mais associada ao sexo feminino, às sensações de má qualidade do sono e a uma autoavaliação ruim da saúde como um todo. Os resultados foram publicados na revista “Cadernos de Saúde Pública“.

A pesquisa foi fundamentada nas respostas fornecidas por 7.957 pessoas com 50 anos ou mais para a primeira edição do Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil). Os participantes foram questionados sobre a frequência com que se sentiram sozinhos ou solitários, podendo responder “sempre”, “algumas vezes” ou “nunca”. Entre os quase 8.000 entrevistados, 34% relataram a presença de sintomas depressivos, enquanto 16% afirmaram experimentar sentimentos de solidão. Dentre aqueles que relataram sintomas depressivos, 33% mencionaram sentir-se sempre sozinhos.

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA USUÁRIOS CADASTRADOS

Para ter acesso a todo o conteúdo do site, faça seu cadastro.

Notícias relacionadas