Imagem de Fundo

TOD em crianças: o que pode estar por trás de uma aparente birra?

O Transtorno Opositivo Desafiador demora para ser diagnosticado pois alguns sintomas são parecidos com comportamentos esperados em qualquer criança; por outro lado, especialistas alertam que nem toda criança que demonstra falas e atitudes combativas apresenta necessariamente algum problema.

23/11/2023 08h00 Atualizado há 156 dias

Por Úrsula Neves, da Agência Einstein

Não é difícil encontrar pais reclamando que os filhos estão cada vez mais desobedientes, respondões, irritados e até mesmo agressivos. É comum ouvir também que as crianças não conseguem se concentrar nas lições de casa, discutem e perdem a paciência com frequência. No entanto, nem todas essas atitudes são simples “birras”. Algumas crianças podem sofrer do chamado Transtorno Opositivo Desafiador (TOD).

Como se trata de um transtorno psiquiátrico que reúne uma série de fatores muito parecidos com comportamentos e emoções que qualquer criança ou adolescente pode apresentar em alguma fase da vida, os pais podem levar muito tempo até levantar essa hipótese. Até mesmo profissionais especializados podem demorar para fechar o diagnóstico, o que pode retardar o início do tratamento adequado e eficaz.

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA USUÁRIOS CADASTRADOS

Para ter acesso a todo o conteúdo do site, faça seu cadastro.

Notícias relacionadas