Suco de laranja é aliado da saúde cardiovascular, aponta estudo
Análise da expressão gênica esclarece como compostos da fruta beneficiam vasos e reduzem inflamação; veja as melhores formas de consumo
Por Regina Célia Pereira, da Agência Einstein
Popular nas mesas brasileiras, o suco de laranja marca presença no café da manhã, no almoço e no jantar, mas também tem se destacado nas bancadas de pesquisa mundo afora, mostrando seu potencial em prol da saúde cardiovascular. Um dos trabalhos mais recentes, publicado no periódico científico Molecular Nutrition & Food Research, revela efeitos no controle da pressão arterial e ação anti-inflamatória.
Tais achados vieram de um estudo realizado no Centro de Pesquisas em Alimentos da Universidade de São Paulo (FoRC-USP), por um grupo liderado pelos professores Franco Lajolo e Neuza Hassimotto, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e em parceria com a Universidade do Estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. “Participaram da pesquisa 85 adultos, que consumiram 500 ml de suco de laranja pasteurizado, diariamente, durante dois meses”, explica Hassimotto à Agência Einstein. Foram realizados exames, no início e após 30 e 60 dias, para avaliar os níveis de colesterol, a glicemia, os marcadores inflamatórios, a pressão arterial e o percentual de gordura corporal, entre outros.