Imagem de Fundo

Saiba como o cálcio pode ser um aliado contra a pré-eclâmpsia

Estudo reforça a importância do mineral na gestação e propõe novas dosagens para ajudar a afastar a perigosa condição que pode prejudicar a gestante e o bebê

09/05/2024 08h00 Atualizado há 11 dias

Por Regina Célia Pereira, da Agência Einstein

O suplemento de cálcio na gestação é um grande aliado na prevenção da pré-eclâmpsia, uma condição grave relacionada com o aumento da pressão arterial de grávidas, que põe em risco a vida da mãe e do feto. As diretrizes, inclusive a da Organização Mundial da Saúde (OMS), recomendam a suplementação de até 2.000 miligramas do mineral por dia, sobretudo para mulheres que apresentam um baixo consumo das fontes alimentares de cálcio e para as que têm mais fatores de risco para o problema.

Agora, um novo estudo, publicado no periódico científico The New England Journal of Medicine, mostra que dosagens menores, de 500 miligramas, podem ser eficazes para a redução do risco da pré-eclâmpsia. Para chegar a essa conclusão, os estudiosos, de universidades da Índia, da Tanzânia e dos Estados Unidos, avaliaram dois grupos, com 11 mil grávidas, cada um, entre 2018 e 2022.

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA USUÁRIOS CADASTRADOS

Para ter acesso a todo o conteúdo do site, faça seu cadastro.

Notícias relacionadas