Imagem de Fundo

Publicidade de fast food pode levar crianças a ingerirem 130 calorias extras por dia

Pesquisa apresentada no Congresso Europeu de Obesidade mostra que até cinco minutos de exposição a propagandas de junk food já elevam o consumo calórico

28/09/2025 07h30 Atualizado há 6 dias

Por Thais Szegö, da Agência Einstein

Basta um curto intervalo de cinco minutos assistindo a propagandas de alimentos ultraprocessados para que crianças e adolescentes consumam, em média, 130 calorias a mais ao longo do dia — o equivalente a duas fatias de pão. É o que revela um estudo realizado no Reino Unido, apresentado em maio no Congresso Europeu de Obesidade, em Málaga, na Espanha.

Segundo os pesquisadores, esse impacto foi observado independentemente do tipo de mídia e reforça a urgência de políticas públicas para restringir a publicidade de junk food voltada ao público infantil. “O estudo comparou os diferentes tipos de mídia: audiovisual, televisão, postagens nas redes sociais, áudio, como os podcasts, e estáticos, como os outdoors. Foi possível concluir que o efeito sobre a alimentação foi similar”, conta a professora Emma Boyland, membro do Departamento de Psicologia e do Grupo de Pesquisa sobre Apetite e Obesidade da Universidade de Liverpool, que coordenou o estudo.

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA USUÁRIOS CADASTRADOS

Para ter acesso a todo o conteúdo do site, faça seu cadastro.

Notícias relacionadas