Imagem de Fundo

Por que escovar os dentes sem pressa faz diferença na prevenção da cárie

Estudos da Unicamp analisaram quanto do flúor presente nos cremes dentais chega aos dentes e concluem que as variações são significativas

15/02/2026 07h30 Atualizado há 3 dias

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein

Escovar os dentes é um hábito cotidiano que muita gente encara como tarefa quase automática. Mas fazer a escovação rápido demais pode comprometer um dos principais mecanismos de proteção contra a cárie: a ação do flúor presente no creme dental, que não chega de maneira adequada aos dentes. Essa é a conclusão de dois estudos realizados na Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-Unicamp) e publicados nas revistas Brazilian Dental Journal e Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada.

Durante a escovação, o fluoreto (forma ativa do flúor) presente no creme dental atua reduzindo a desmineralização do esmalte dentário provocada pelas bactérias após o consumo produtos açucarados, por exemplo. “O fluoreto é, ainda hoje, a única substância capaz de reduzir de forma eficaz o impacto da cárie. Escovar os dentes com pasta fluoretada é uma verdadeira fluorterapia diária feita pelo próprio paciente”, explica o cirurgião-dentista e pesquisador Jaime Cury, professor da Unicamp e mentor dos estudos.

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA USUÁRIOS CADASTRADOS

Para ter acesso a todo o conteúdo do site, faça seu cadastro.

Notícias relacionadas