Imagem de Fundo

Pesquisa da USP mostra como o uso de corticoides pode  ajudar no tratamento de casos graves da Covid-19

Medicamentos estimulam produção de endocanabinoides, que têm ação anti-inflamatória e também ajudam a reduzir o risco de trombose no paciente.

12/06/2023 08h00 Atualizado há 335 dias

Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, descobriu um importante mecanismo de ação dos corticoides contra o coronavírus. O estudo, que foi publicado na revista Viruses, pode abrir portas para o desenvolvimento de novas terapias no combate a infecções virais e outras doenças. Os corticoides, conhecidos por sua ação anti-inflamatória, foram os primeiros medicamentos a demonstrar eficácia comprovada no tratamento de casos graves da Covid-19, quando não havia vacinas disponíveis durante a pandemia.

A pesquisa da USP teve como objetivo investigar o papel dos endocanabinoides, neurotransmissores que regulam a atividade neurológica e possuem funções anti-inflamatórias, no desenvolvimento da doença. Os cientistas buscaram compreender se pacientes graves apresentavam deficiência desses neurotransmissores, o que poderia resultar em uma piora do quadro clínico, e se, inversamente, pacientes com sintomas mais leves apresentavam níveis mais elevados desses compostos no sangue.

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA USUÁRIOS CADASTRADOS

Para ter acesso a todo o conteúdo do site, faça seu cadastro.

Notícias relacionadas