Imagem de Fundo

Nova variante Arcturus do coronavírus já circula no Brasil

Variante da Ômicron surgiu na Índia no começo do ano e se tornou predominante por lá por ser mais transmissível; um dos sintomas que ela causa é conjuntivite.

01/05/2023 08h00 Atualizado há 2 anos

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein

A nova variante Arcturus do coronavírus (também chamada de XBB.1.16) já está circulando no Brasil. No mês passado, ela foi classificada como uma variante de interesse pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que passou a ter um olhar mais cauteloso porque, na Índia, onde foi identificada pela primeira vez e se dissemina desde o início do ano, a Arcturus causou uma onda de novas infecções e já se tornou a cepa dominante.

Mesmo que em menores proporções do que no auge da pandemia, as novas variantes do coronavírus continuam surgindo, evoluindo e causando problemas em outros países. Segundo a OMS, até agora não houve mudança de gravidade da doença nos indivíduos ou nas populações infectadas pela XBB1.16, embora ela pareça estar se espalhando mais rapidamente do que as anteriores. Por isso, merece um monitoramento mais de perto para avaliar a transmissibilidade, o escape imune e a possibilidade de aumento de gravidade dos casos.

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA USUÁRIOS CADASTRADOS

Para ter acesso a todo o conteúdo do site, faça seu cadastro.

Notícias relacionadas