Imagem de Fundo

Meninas adolescentes vão 18 vezes mais ao ginecologista do que meninos ao urologista

Campanha '#VemProUro', realizada em setembro em comemoração ao Dia do Adolescente, incentiva rotina de consultas no início da puberdade.

12/09/2023 08h00 Atualizado há 228 dias

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein

Levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com base em dados do Ministério da Saúde, aponta que a ida de meninas adolescentes (12 a 19 anos) ao médico, de maneira geral, é 2,5 vezes maior do que a de meninos da mesma idade —em 2020, foram registrados 10.096.778 atendimentos delas contra 4.066.710 deles. Quando se compara a ida de meninas ao ginecologista com a de meninos ao urologista, a discrepância é ainda maior: elas vão 18 vezes mais ao especialista do que eles.

Segundo a entidade, estudos americanos também apontam que somente 4% dos meninos adolescentes procuram o urologista de forma espontânea para uma consulta de rotina, contra 60% das meninas da mesma idade. Diante desse cenário, há seis anos a SBU realiza a campanha “#VemProUro” durante o mês de setembro – quando é comemorado o Dia do Adolescente, no próximo dia 21. O objetivo é incentivar os meninos adolescentes a iniciarem a rotina de consultas regulares ao médico assim que entram na puberdade, assim como normalmente acontece com as meninas.

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA USUÁRIOS CADASTRADOS

Para ter acesso a todo o conteúdo do site, faça seu cadastro.

Notícias relacionadas