Imagem de Fundo

Mães que tiveram filhos por parto normal ou natural têm mais facilidade para amamentar

Pesquisa avaliou os desafios na amamentação relatados por 269 puérperas de MG; OMS recomenda aleitamento materno exclusivo até os 6 meses do bebê.

21/07/2023 08h00 Atualizado há 295 dias

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein

Pesquisa realizada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) concluiu que mulheres que ganharam seus bebês por meio de um parto normal ou natural têm mais facilidade para amamentar quando comparadas com as mães que tiveram bebês após uma cesariana. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que seja feito o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê e diz que a amamentação pode continuar até os dois anos da criança ou mais.

A pesquisa foi feita através de um questionário aplicado em 269 puérperas que eram acompanhadas no Ambulatório de Amamentação do Centro de Saúde da Vila Maria, em Belo Horizonte (MG), durante agosto de 2019 e julho de 2022. As mulheres responderam a um questionário e foram separadas em dois grupos: as que tiveram dificuldades para amamentar e as que não tiveram problemas. Ao cruzar os dados, os pesquisadores observaram que havia uma associação entre a via do parto e as dificuldades – as mulheres que tiveram seus filhos por meio da cesariana relatavam mais problemas.

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA USUÁRIOS CADASTRADOS

Para ter acesso a todo o conteúdo do site, faça seu cadastro.

Notícias relacionadas