Imagem de Fundo

Liberação miofascial ajuda a controlar dor lombar crônica, aponta estudo

Técnica que aplica pressão em tecido que envolve músculos e órgãos mostrou impacto positivo em pessoas com dor crônica, facilitando movimentos do dia a dia

15/10/2025 07h30 Atualizado há 2 dias

Por Thais Szegö, da Agência Einstein

A dor lombar é um dos problemas de saúde mais comuns do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 619 milhões de pessoas sofrem com ela atualmente, e esse número pode chegar a 843 milhões até 2050. A condição, muitas vezes crônica, compromete a qualidade de vida e limita atividades simples do dia a dia — o que explica a busca constante da ciência por formas de aliviá-la.

Uma dessas alternativas é a liberação miofascial, técnica terapêutica que consiste em aplicar pressão controlada sobre a fáscia, um tecido elástico que recobre e conecta músculos, ossos e órgãos. Quando a fáscia está rígida — algo que pode acontecer por má postura, sedentarismo ou esforço repetitivo —, ela prejudica a mobilidade e contribui para a dor. Ao estimular esse tecido, a liberação ajuda a reduzir tensões, aumentar a flexibilidade e facilitar o movimento.

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA USUÁRIOS CADASTRADOS

Para ter acesso a todo o conteúdo do site, faça seu cadastro.

Notícias relacionadas