Imagem de Fundo

Jogo RPG é usado para trabalhar habilidades socioemocionais em crianças e jovens

A chamada terapia gamificada tem sido cada vez mais utilizada por terapeutas para motivar e sociabilizar pacientes com diferentes tipos de transtornos.

11/12/2023 08h00 Atualizado há 150 dias

Por Úrsula Neves, da Agência Einstein

Theo, de 10 anos, foi diagnosticado aos sete com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) misto, que envolve desatenção e hiperatividade. Além das sessões individuais de terapia, ele participa de um grupo mediado por psicólogos, no qual elementos do RPG (Role-playing game), um tipo de jogo em que os jogadores assumem papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente, são utilizados para desenvolver habilidades socioemocionais em crianças e adolescentes.

De acordo com o psicólogo Germano Henning, mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), o uso do jogo pode ajudar a desenvolver outras habilidades como, por exemplo, melhorar as funções executivas, o que é um déficit presente no TDAH, ou melhorar a adesão às práticas esportivas, que é um importante passo para tratamento da ansiedade, entre outros. “Mas sempre deixamos claro que o RPG é usado primariamente no treino das habilidades sociais, podendo auxiliar no tratamento de outros quadros clínicos”, destacou Henning.

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA USUÁRIOS CADASTRADOS

Para ter acesso a todo o conteúdo do site, faça seu cadastro.

Notícias relacionadas