Imagem de Fundo

Hipertensão na idade adulta aumenta risco de demência na velhice

Estudo revela atrofia no cérebro a longo prazo e reforça a importância de controlar pressão arterial para prevenir perda cognitiva.

21/06/2023 08h00 Atualizado há 328 dias

Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein

Adultos que não controlam a pressão arterial têm mais risco de desenvolver quadros de demência na velhice. A doença provoca uma atrofia no cérebro a longo prazo e aumenta o risco de desenvolvimento de declínio cognitivo, revela um novo estudo recém-publicado no The Journal of the American Medical Association (JAMA) por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Os autores conduziram uma pesquisa observacional que comparou a pressão arterial de 427 voluntários ao longo da vida com exames de imagem realizados na velhice. O grupo era etnicamente diverso, incluindo pacientes negros, que são a população mais afetada por demências, mas que frequentemente são menos avaliados. Todos os participantes passaram por check-ups em dois momentos entre as idades de 30 e 40 anos e, posteriormente, por volta dos 70 anos, foram submetidos a ressonâncias magnéticas.

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA USUÁRIOS CADASTRADOS

Para ter acesso a todo o conteúdo do site, faça seu cadastro.

Notícias relacionadas