Exercícios para assoalho pélvico reduzem risco de incontinência no pós-parto
Revisão de estudo com mais de 21 mil mulheres mostra que exercitar essa musculatura também diminui risco de prolapso de órgãos e diástase abdominal
Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein
Após a gestação e o parto, muitas mulheres convivem com sintomas que afetam o bem-estar físico e emocional, como perda involuntária de urina, disfunções sexuais e alterações na musculatura abdominal. Segundo uma ampla revisão de estudos publicada no British Journal of Sports Medicine, exercícios do assoalho pélvico podem ser aliados, reduzindo o risco de incontinência urinária e prolapso de órgãos no pós-parto.
A revisão analisou 65 estudos realizados em 24 países, envolvendo mais de 21 mil mulheres no primeiro ano após darem à luz. O principal achado aponta que a prática de exercícios específicos para o assoalho pélvico reduziu em 37% o risco de incontinência urinária e em 56% a probabilidade de prolapso em órgãos dessa região. O trabalho também observou uma redução modesta da diástase abdominal, afastamento dos músculos retos do abdômen, embora esse não seja um dos principais desfechos desses exercícios.