Imagem de Fundo

EUA aprovam medicamento para facilitar transplante de fezes

Medicamento liberado pela agência reguladora americana simplifica tratamento de pacientes que desenvolvem um tipo de colite e que precisam de transplante de microbiota fecal.

06/04/2023 08h00 Atualizado há 397 dias

Por Patrícia Figueiredo, da Agência Einstein

Mesmo ainda pouco conhecido, o transplante de fezes ganhou uma versão mais tecnológica nos Estados Unidos: a agência reguladora de medicamentos Food and Drug Administration (FDA, na sigla em inglês), aprovou pela primeira vez a venda de um medicamento feito a partir do material fecal de doadores. O produto permite facilitar o tratamento desses pacientes pois, diferente do transplante, é feito no próprio consultório médico.

Apesar de ainda causar estranhamento, o procedimento é uma importante alternativa no tratamento de alguns tipos de colite associada à bactéria Clostridioides difficile. Essa doença, que acomete o intestino grosso, pode provocar diarreias, dor abdominal, desidratação e até perfuração do intestino. Em alguns casos, o transplante pode ser a única solução, especialmente quando o paciente não responde bem aos antibióticos.

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA USUÁRIOS CADASTRADOS

Para ter acesso a todo o conteúdo do site, faça seu cadastro.

Notícias relacionadas