Imagem de Fundo

Episódios de bebedeira triplicam o risco de lesão no fígado, alerta estudo

Pesquisa mostra que consumo excessivo, ainda que ocasional, agrava o “fígado gordo”, elevando o risco de fibrose, cirrose e câncer hepático

20/05/2026 07h30 Atualizado há 21 dias

Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein

Abusar da bebida alcoólica, mesmo que de vez em quando, pode triplicar o risco de fibrose no fígado em pessoas que já apresentam acúmulo de gordura no órgão, aponta um estudo publicado em abril na revista científica Clinical Gastroenterology and Hepatology. Os resultados reforçam que não importa apenas a quantidade total de álcool, mas também a forma como ele é ingerido.

“O estudo traz evidências robustas, relevantes, de que se deve considerar o padrão de consumo de álcool como fator de risco, e chama a atenção para quem consome de vez em quando uma grande quantidade, o que às vezes pode até parecer um ‘consumo recreativo’”, analisa a hepatologista Carolina Pimentel, do Einstein Hospital Israelita.

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA USUÁRIOS CADASTRADOS

Para ter acesso a todo o conteúdo do site, faça seu cadastro.

Notícias relacionadas