Imagem de Fundo

Epidemia de lombalgia; queixas de dor nas costas vêm aumentando no mundo todo

Má postura, inatividade física e muito tempo de tela estão entre os principais motivos; maioria melhora com tratamento funcional, como fisioterapia e exercícios.

27/06/2023 08h00 Atualizado há 307 dias

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein

Estima-se que 80 em cada 100 pessoas terão um episódio de lombalgia (também chamada de dor nas costas) ao menos uma vez na vida. E esse número vem crescendo ano a ano no mundo todo, segundo os dados mais recentes do estudo Global Burden of Disease (GBD) publicado no The Lancet Rheumatology. O levantamento mostra que 619 milhões de pessoas sofreram com o problema em 2020 (o equivalente a 10% da população mundial) e, até 2050, esse número deve chegar a 843 milhões de pessoas – um aumento de 36%.

Diante de uma escassez de tratamentos eficazes e da dependência contínua de acompanhamento e cuidados de saúde, o relatório diz ainda que esse aumento das queixas é mais dramático nas populações socioeconomicamente menos favorecidas. Além disso, acredita-se que esses dados ainda estão subestimados porque não levaram em consideração o impacto causado pela pandemia de Covid-19 – quando a prevalência e a intensidade da dor lombar aumentaram consideravelmente diante do aumento da inatividade física, bem como a piora da ergonomia do trabalho em casa.

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA USUÁRIOS CADASTRADOS

Para ter acesso a todo o conteúdo do site, faça seu cadastro.

Notícias relacionadas