Imagem de Fundo

Dengue: tire as principais dúvidas sobre a doença

Mais de 1 milhão de brasileiros já foram infectados pelo mosquito Aedes aegypti nos primeiros dois meses do ano; estimativa é de mais de 4 milhões de casos até dezembro

04/03/2024 08h00 Atualizado há 55 dias

Fernanda Bassette, da Agência Einstein

Nos primeiros dois meses do ano, o registro de casos prováveis de dengue no Brasil já ultrapassou 1 milhão. O número é mais de seis vezes do que o computado no mesmo período do ano passado (165.849 casos), segundo os dados mais recentes do painel de arboviroses do Ministério da Saúde, que monitora o avanço da doença diariamente. Somente neste ano, o Brasil já confirmou 214 mortes pela doença e outros 687 óbitos estão em investigação, sob a suspeita de também terem sido consequência da dengue.

A doença é considerada um sério problema de saúde pública e provavelmente ainda não atingiu o seu pico. Até o final do ano, estima-se que o Brasil registre cerca de 4,2 milhões de casos de dengue – um recorde histórico. Vários fatores influenciam para a explosão de casos, desde as mudanças climáticas até a volta de circulação de outros sorotipos. Mas, depois de mais de 40 anos de epidemia de dengue, o que sabemos é que é possível prevenir a doença e evitar as mortes com medidas básicas de prevenção e abordagem clínica correta.

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA USUÁRIOS CADASTRADOS

Para ter acesso a todo o conteúdo do site, faça seu cadastro.

Notícias relacionadas