Imagem de Fundo

Como a psicologia do esporte pode auxiliar atletas e até outros profissionais atarefados no dia a dia

A ansiedade e autocobrança afetam o desempenho de todos; autoconhecimento ajuda a lidar com medos e frustrações, além de evitar outros transtornos, como a depressão.

28/11/2023 08h00 Atualizado há 157 dias

Por Alex Lima*, da Agência Einstein 

Atletas de alto rendimento geralmente enfrentam uma rotina árdua, exigindo muito foco e comprometimento. Essa dedicação muitas vezes vem acompanhada do sacrifício de tempo com a família e amigos. Além disso, há a necessidade de lidar com críticas, altos e baixos, e até lesões que podem surgir no caminho em direção ao melhor desempenho. Todos esses desafios podem levar a problemas psicológicos para as pessoas dentro do mundo esportivo. 

Assim, a psicologia do esporte passa a ser uma aliada para auxiliar os atletas no enfrentamento e prevenção dos transtornos que podem surgir. Anahy Couto, psicóloga de futebol profissional do São Paulo Futebol Clube, esclarece que essa área pode ser subdividida em duas linhas: uma delas foca no atleta de maneira individual, priorizando o lado humano e garantindo sua qualidade de vida, e a outra concentra-se na competitividade, visando o desenvolvimento das emoções necessárias para alcançar a alta performance. 

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA USUÁRIOS CADASTRADOS

Para ter acesso a todo o conteúdo do site, faça seu cadastro.

Notícias relacionadas