Imagem de Fundo

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas que as mulheres costumam ter no bumbum, a celulite infecciosa é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

03/05/2024 08h00 Atualizado há 19 dias

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein

Tudo começou com espirros e uma leve coriza, algo relativamente comum na rotina da servidora pública Marília Soares, 40 anos, que suspeitou se tratar de mais uma crise de sinusite. Mas não era. Poucos dias depois, os sintomas pioraram, com o surgimento de inchaço no nariz e no rosto, associado a vermelhidão, dor, coceira e ardência. Ela procurou duas vezes o atendimento no pronto-socorro até receber o diagnóstico de celulite facial infecciosa – uma infecção bacteriana da pele comum e fácil de tratar, mas que pode complicar caso não seja diagnosticada rapidamente.

Diferente da celulite estética, que são aquelas pequenas ondulações que aparecem principalmente no bumbum e na coxa das mulheres, a celulite infecciosa – como o próprio nome diz – é uma infecção da pele que pode ser causada por diferentes tipos de bactéria. As mais comuns são a Staphylococcus aureus e a Streptococcus, que podem entrar na pele através de pequenos ferimentos, lesões, micoses e picadas de inseto, por exemplo.

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA USUÁRIOS CADASTRADOS

Para ter acesso a todo o conteúdo do site, faça seu cadastro.

Notícias relacionadas