Imagem de Fundo

Candida auris: saiba o que é o ‘superfungo’ que causa preocupação global

Entre maio e junho deste ano, foram nove casos apenas em Pernambuco; São Paulo registrou o primeiro em um bebê prematuro de Campinas. 

14/07/2023 08h00 Atualizado há 308 dias

Por Gabriela Malta, da Agência Einstein

Conhecido como “superfungo”, o Candida auris (C. auris) tem causado preocupação em escala global devido à sua disseminação e resistência aos medicamentos antifúngicos. Somente entre maio e junho deste ano, nove casos foram confirmados em Pernambuco. O registro mais recente no Brasil foi reportado em 8 de junho, no Hospital da Mulher da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), envolvendo um bebê prematuro. Esse é também o primeiro e único caso da história de São Paulo, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde. 

No Brasil, a primeira infecção foi identificada em Salvador, em 2020. A superlotação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) durante o primeiro ano da pandemia de Covid-19, juntamente com a redução da capacidade dos serviços médicos de seguir as boas práticas de controle de infecções, facilitou o surgimento do fungo naquela época na capital baiana. Ao todo, desde então, foram registrados pelo menos 77 casos de Candida auris no país.

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA USUÁRIOS CADASTRADOS

Para ter acesso a todo o conteúdo do site, faça seu cadastro.

Notícias relacionadas