
5 minutos de treino já melhoram a saúde de sedentários, mostra estudo
Treinamentos curtos usando o peso do próprio corpo podem melhorar força, flexibilidade, resistência e saúde mental em quem não pratica exercícios
Por Thais Szegö, da Agência Einstein
A falta de tempo costuma ser uma das principais justificativas para deixar a prática de exercícios para depois. Mas e se bastassem apenas cinco minutos por dia para começar a colher benefícios para o corpo e a mente? Um estudo realizado na Universidade Edith Cowan, na Austrália, traz uma boa notícia para quem vive no sedentarismo: sessões diárias curtas, com exercícios simples usando o peso do próprio corpo, já são suficientes para melhorar significativamente o condicionamento físico e a saúde mental.
Publicada na revista European Journal of Applied Physiology, a pesquisa avaliou 22 voluntários sedentários, com idades entre 32 e 69 anos. Eles realizaram, durante quatro semanas, cinco minutos diários de exercícios excêntricos — aqueles em que o músculo se alonga sob tensão, como na descida controlada de um agachamento ou na fase de retorno de uma flexão de braço na parede. Os participantes faziam 10 repetições de movimentos simples, como agachamento em cadeira e flexão, sem a necessidade de equipamentos ou deslocamento até a academia.