
5 dicas para garantir a segurança das crianças no atendimento médico
Dia Mundial da Segurança do Paciente deste ano chama atenção para danos evitáveis em recém-nascidos e crianças e traz orientações para pais e profissionais
Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein
Cerca de 10% dos pacientes que chegam ao sistema de saúde sofrem algum prejuízo por problemas como erros de diagnóstico, de medicação, cirúrgicos ou infecções, causando cerca de três milhões de mortes a cada ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Estima-se que metade desses casos poderia ser prevenido.
Para chamar a atenção para esse problema e minimizar os danos evitáveis, a OMS instituiu o Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado no dia 17 de setembro. Neste ano, a campanha está voltada especialmente aos cuidados com crianças, com o tema “Safe care for every newborn and every child” (Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança). Segundo a organização, o objetivo é fortalecer a segurança na pediatria, incluindo atenção no parto e pós-parto, imunização, prevenção de infecções e reconhecimento precoce dos sinais de deterioração clínica.