Imagem de Fundo

1 em cada 5 mulheres engravida naturalmente após ter bebê por reprodução assistida

Pesquisadores analisaram 11 estudos publicados entre 1980 e 2021 envolvendo 5.180 mulheres que foram submetidas às técnicas de reprodução assistida.

01/09/2023 08h00 Atualizado há 258 dias

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein

Uma ampla revisão de estudos constatou que 20% das mães que tiveram um bebê por meio de reprodução assistida conseguiram engravidar naturalmente cerca de três anos após o procedimento. As evidências mostram que, ao contrário do que o senso comum acredita, a concepção natural após um parto por gestação assistida está longe de ser rara. Os resultados do estudo foram publicados na revista científica Human Reproduction.

“Nós observamos isso no dia a dia da prática clínica. Muitas pacientes que fazem FIV [fertilização in vitro] engravidam espontaneamente depois de alguns anos. Uma possível explicação seriam fatores emocionais e psicológicos [a mulher estaria mais tranquila após ter conseguido engravidar, diminuindo a preocupação excessiva e o estresse das tentativas], mas é difícil de comprovar isso cientificamente”, afirmou Adelino Amaral, diretor da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) e membro da Câmara Técnica de Reprodução Assistida do Conselho Federal de Medicina (CFM).

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA USUÁRIOS CADASTRADOS

Para ter acesso a todo o conteúdo do site, faça seu cadastro.

Notícias relacionadas