Imagem de Fundo

Treinamento com restrição de fluxo sanguíneo pode ser útil? Entenda

Método usa manguitos infláveis para reduzir parcialmente o fluxo sanguíneo nas pernas ou nos braços e potencializar ganhos musculares. Mas não é indicado para todo mundo

24/01/2026 07h30 Atualizado há 3 dias

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein

O treinamento com restrição de fluxo sanguíneo vem ganhando espaço por permitir ganhos musculares sem a necessidade de cargas elevadas na atividade física. Conhecida em inglês como blood flow restriction (BFR), a técnica utiliza manguitos posicionados nos braços ou nas coxas, inflados a uma pressão controlada, para reduzir parcialmente o fluxo de sangue no membro durante o exercício.

“Com o manguito inflado, o retorno venoso fica mais difícil e, em alguns casos, há também uma leve redução da chegada de sangue arterial. Isso cria um ambiente de menor oxigenação e maior estresse metabólico, fazendo com que o músculo trabalhe mais mesmo com cargas leves ou até durante uma simples caminhada”, explica o profissional de educação física Brendo Faria Martins, preparador físico do Espaço Einstein Esporte e Reabilitação, do Einstein Hospital Israelita.

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA USUÁRIOS CADASTRADOS

Para ter acesso a todo o conteúdo do site, faça seu cadastro.

Notícias relacionadas