Como adotar uma alimentação realmente saudável em 2026
Modismos e recomendações sem base científica não só tendem a ser ineficientes, mas também impõem riscos à saúde; veja como melhorar sua dieta neste ano
Por Arthur Almeida, da Agência Einstein
Já faz parte da tradição de Ano-Novo dos brasileiros estabelecer uma lista de resoluções a serem cumpridas ao longo dos meses seguintes. Entre elas, melhorar a alimentação é uma das mais comuns. No entanto, transformar essa vontade em ações práticas pode ser mais desafiador do que parece.
Fatores como a grande oferta de produtos ultraprocessados, a desinformação nas redes sociais e a popularização de dietas “da moda” ou de soluções “milagrosas” são alguns dos possíveis entraves para quem realmente quer cuidar da saúde. “Por isso, é importante esclarecer à população que as mudanças no estilo de vida devem ser baseadas em evidências científicas para garantir resultados duradouros”, aponta o médico nutrólogo Celso Cukier, do Einstein Hospital Israelita. Mas, afinal, como estruturar e seguir uma alimentação realmente saudável? Conheça quatro estratégias.