Imagem de Fundo

Educação pode reduzir uso de cigarro eletrônico entre jovens, diz estudo

Em pesquisa com mais de 5 mil estudantes na Austrália, aulas sobre riscos do “vape” e estratégias de recusa reduziram em 65% a probabilidade de adesão ao produto

09/10/2025 07h30 Atualizado há 2 dias

Por Thais Szegö, da Agência Einstein

Um programa educacional desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, reduziu a probabilidade de uso de cigarro eletrônico entre adolescentes em comparação com aulas convencionais sobre saúde. O resultado foi divulgado em estudo publicado em agosto na revista The Lancet Public Health e reforça o papel central da informação na prevenção ao uso dos chamados vapes, cada vez mais populares entre jovens não fumantes.

A iniciativa, criada pelo Centro Matilda de Pesquisa em Saúde Mental e Uso de Substâncias da universidade, foi testada com 5.157 estudantes de 12 a 14 anos de 40 escolas australianas. Eles foram divididos em dois grupos: um participou do programa de intervenção e o outro seguiu com o currículo tradicional.

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA USUÁRIOS CADASTRADOS

Para ter acesso a todo o conteúdo do site, faça seu cadastro.

Notícias relacionadas