Imagem de Fundo

Nova diretriz define critérios para diagnóstico da asma antes dos 5 anos

Documento pode melhorar a identificação da doença, que nesse faixa etária tem sintomas parecidos com os de outras doenças

25/07/2025 07h30 Atualizado há 4 dias

Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein

Uma nova diretriz mundial da Global Initiative for Asthma (GINA 2025) estabelece critérios objetivos para o diagnóstico de asma em crianças menores de 5 anos. Divulgado em maio, o documento representa um passo importante para melhorar o cuidado em casos de sintomas respiratórios frequentes.

Até então, pequenos nessa faixa etária com sibilância (chiado) recorrente poderiam ter o diagnóstico de asma sugerido, sem necessariamente ser confirmado. “Sempre houve muito cuidado sobre como nomear ou tratar o chiado recorrente em lactentes e pré-escolares, porque nem sempre se trata de asma, podendo ser um quadro transitório da infância”, diz o pneumopediatra Fabio Muchão, do Einstein Hospital Israelita. “Entretanto, a nova diretriz consolida algo que muitos pneumologistas infantis e pediatras já faziam na prática, ou seja, tratar pacientes com sintomatologia importante e fatores de risco para asma com medicações para essa doença.”

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA USUÁRIOS CADASTRADOS

Para ter acesso a todo o conteúdo do site, faça seu cadastro.

Notícias relacionadas