
Imersão em água no parto alivia dor e traz outros benefícios, aponta estudo
Parto vaginal espontâneo foi quase 17 vezes mais provável naquelas que entraram na água, mas entidades médicas e especialistas fazem ressalvas quanto à técnica
Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein
O medo da dor do parto é algo natural para mulheres que nunca deram à luz. Mas, além da anestesia, há recursos que podem aliviar essa sensação — um deles é a imersão em água morna. Um estudo realizado por pesquisadores da Espanha e publicado recentemente na revista científica Healthcare mostra que essa estratégia traz uma série de benefícios durante as contrações: além de menos dor, também reduz o risco de laceração do períneo e do parto terminar em uma cesárea.
O trabalho investigou os efeitos nos resultados maternos e neonatais de dois métodos analgésicos durante o parto: imersão em água e analgesia epidural (diminuição da sensibilidade à dor da cintura para baixo). Os pesquisadores fizeram um estudo observacional retrospectivo das informações sobre partos na Espanha no período de 2009 a 2019. Ao todo, foram analisados dados de 1.134 grávidas de baixo risco, em gestações a termo (quando o parto acontece no tempo certo). Dessas, 567 fizeram a imersão em água para controle da dor e 567 usaram analgesia epidural.