
Hipertensão sem controle aumenta o risco de AVC a longo prazo
Estudo reforça importância do diagnóstico e controle da pressão arterial desde cedo; prevenção inclui também atenção a outros fatores de risco, como diabetes e colesterol
Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein
Sem tratamento, a hipertensão “acumulada” ao longo da vida aumenta o risco de vários tipos de acidente vascular cerebral (AVC), segundo uma revisão de estudos publicada no periódico Jama. O artigo encontrou uma associação entre altos níveis de pressão arterial sistólica ao longo dos anos com eventos isquêmicos (quando há bloqueio da passagem de sangue em algum vaso) e hemorrágicos (em que o vaso se rompe).
A hipertensão é a elevação da pressão arterial e depende de fatores genéticos e ambientais. Ela é diagnosticada quando os valores são iguais ou superiores a 140 mmHg x 90 mmHg (o popular 14×9) em duas medidas feitas em ocasiões diferentes. O maior valor é a chamada pressão sistólica, que corresponde ao momento em que o coração se contrai para mandar sangue ao resto do organismo. O segundo número traduz a pressão diastólica, quando o músculo cardíaco relaxa.