
Obesidade durante a gravidez é fator de risco para o coração a longo prazo
Excesso de peso também está associado a complicações da gestação, como diabetes e hipertensão; engravidar com o peso adequado reduz a possibilidade de complicações.
Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein
Engravidar estando acima do peso pode indicar um risco para a saúde cardiovascular a longo prazo, mesmo em mulheres que não apresentam complicações durante a gestação, como diabetes ou hipertensão. Essa conclusão é sugerida por um novo estudo americano publicado no Circulation Research, periódico da Associação Americana do Coração (American Heart Association, nome oficial em inglês).
Sabe-se que o excesso de peso durante a gestação aumenta o risco de problemas como pré-eclâmpsia, um quadro grave que envolve alterações na pressão arterial, entre outras complicações, e diabetes gestacional, o que, por sua vez, também eleva o risco cardiovascular. No entanto, a nova pesquisa sugere que o ganho de peso durante a gestação pode estar relacionado a doenças cardiovasculares no futuro, independentemente de complicações ocorridas nos meses da gravidez.