
Metade dos pacientes apresenta algum sintoma antes da morte súbita
Estudo mostra que sinais aparecem horas antes de uma parada cardíaca; homens sentem mais dor no peito e falta de ar enquanto as mulheres têm mais falta de ar
Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein
Metade dos pacientes que sofrem uma parada cardíaca fora do hospital apresentam pelo menos um sintoma nas horas ou dias anteriores, mostra um novo estudo americano publicado no The Lancet, feito pelo Cedars-Sinai Health System, em Los Angeles. O objetivo dos autores era ajudar a identificar sinais precoces, já que esse evento tem uma altíssima taxa de mortalidade, chegando a 90% quando ocorre fora de uma unidade de saúde.
Embora o infarto seja a causa mais associada a uma parada cardíaca, outras condições como doenças congênitas do coração e arritmias também podem estar por trás do problema. Já os casos relacionados a traumas e uso de drogas foram excluídos da pesquisa.