Imagem de Fundo

Bactérias super-resistentes são encontradas em 40% das carnes vendidas em supermercados da Espanha

Infecções causadas por bactérias multirresistentes aos antibióticos matam cerca de 700 mil pessoas todos os anos, segundo a OMS.

19/05/2023 08h00 Atualizado há 542 dias

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein

Pesquisadores espanhóis encontraram bactérias super-resistentes a antibióticos em 40% das amostras de carne coletadas em supermercados aleatórios na Espanha. O estudo foi apresentado durante o Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas, realizado na Dinamarca, e coloca em discussão o tema da resistência bacteriana – uma das dez maiores ameaças à saúde pública, à segurança alimentar e ao desenvolvimento global, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

As infecções causadas por bactérias multirresistentes aos antibióticos matam cerca de 700 mil pessoas por ano, de acordo com a OMS. A projeção da entidade – caso as tendências atuais se mantenham – é alarmante: estima-se que esse número possa chegar a 10 milhões de mortes anuais até 2050 se nada for feito. Estimativas mais recentes apontam que, no cenário pós-pandêmico, o impacto em termos de mortes e custos para o sistema de saúde pode ser ainda maior.

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA USUÁRIOS CADASTRADOS

Para ter acesso a todo o conteúdo do site, faça seu cadastro.

Notícias relacionadas