Remédio de diabetes pode frear perda de visão por idade, sugere estudo
Pesquisa aponta menor progressão da degeneração macular relacionada à idade com uso da metformina, mas especialistas alertam para a necessidade de mais pesquisas
Por Léo Marques, da Agência Einstein
Um remédio antigo, barato e amplamente usado contra o diabetes pode estar associado a um efeito inesperado: a proteção da visão. Um estudo publicado na revista BMJ Open Ophthalmology acompanhou por cinco anos cerca de 2 mil pessoas com diabetes tipo 2 e observou um possível benefício do uso da metformina na redução da progressão da degeneração macular relacionada à idade (DMRI).
A utilização contínua do fármaco esteve associada a uma diminuição de 37% no avanço da DMRI no estágio intermediário, mesmo após ajuste para fatores importantes como idade, sexo, presença de retinopatia diabética, controle glicêmico e tempo de diabetes. A DMRI é uma das principais causas de perda de visão em idosos e afeta a mácula, região responsável pela visão central e de detalhes, usada para ler, identificar cores e reconhecer rostos.